Praia do Canto
COLUNAS
AQUI PRAIA DO CANTO | Vitória/ES
Don Oleari
Abro a coluna com mais homenagens a um dos personagens mais famosos da Praia do Canto, o famosíssimo criador e comandante do agradabilíssimo Bar do Henriq.
Mara e Henriq festejaram as bodas de outro numa missa na Igreja Santa Rita. De lá, saíram e foram direto pra onde? Claro, para o bar do Henriq, cheio de velhos amigos que foram festejar com eles.
Na foto, Mara e Henriq, tendo no centro outro cara importante na comunidade, o Hudson Ruela, coordenador do movimento das Tampinhas e de outras importantes ações protetoras do meio ambiente e do bem estar de todos.
Encontro no Parque Pianista Manolo Cabral com o Tio das Tampinhas
O “tio das tampinhas”, Hudson Ruela, mandou um convite para a coluna: neste sábado, 27, vai ter encontro no Parque Pianista Manolo Cabral, para convidar os frequentadores do local, principalmente as crianças, para ajudar a separar as tampinhas em cor.
Segue o convite do Tio das Tampinhas:
“Há 2 anos começamos a nos reunir no Parque Pianista Manolo Cabral com o objetivo de convidar os frequentadores do parque, em especial as crianças, a nos ajudar a separar tampinhas por cor em apoio à ONG Vira Lata Vira Luxo.
Algumas toneladas de tampinhas depois vamos comemorar neste sábado (27/4) o 24° #tampinhasnoparque , de 8 às 14h. Será um momento de celebrar e separar tampinhas.
Convidamos representantes da Prefeitura de Vitória, Associação de Moradores da Praia do Canto e Associação de Moradores de Barro Vermelho e Santa Luíza para estarem conosco e nos ajudar no tombo das tampinhas as 9h. O apoio de vocês sempre foi fundamental para a consolidação desta iniciativa.
É uma edição especial, afinal é festa de aniversário de 2 anos, e teremos algumas surpresas.
Venha, traga suas tampinhas e seus pequenos.
Se possível traga seu copo, teremos refrigerante Grupo Coroa para o brinde. Vamos gerar menos lixo com descartáveis”.
Roteiro de coleta exclusiva de vidros em Vitória/ES
No bairro existe coleta seletiva implantada onde todo o material recolhido é destinado as associações de catadores conveniadas ao município.
Como a coleta é feita por caminhão lift compactador a existência de vidro junto com o lixo seco é um problema, pois ao compactar para redução de volume os vidros podem se quebrar e ao chegar aos catadores gerar acidentes e contaminar os demais recicláveis, que possuem maior valor.
Foi definido um roteiro às quintas-feiras com caminhão lift compactador coletando apenas vidros, os condomínios foram orientados a adquirir um coletor exclusivo para vidros.
Nesses coletores, onde os moradores devem direcionar apenas vidros, sem sacolas ou caixas, mesmo que estejam quebrados pois não há manuseio do conteúdo, o coletor é virado direto no caminhão.
Neste mês o roteiro exclusivo para vidros foi estendido para os bairros Bento Ferreira, Santa Lúcia e Barro Vermelho.
Piloto da coleta
Os vidros coletados no roteiro são destinados para a unidade de triagem, onde são descarregados e colocados em caçamba de representante de indústria compradora de vidro.
A receita da venda é compartilhada entre as associações de catadores conveniadas com a prefeitura municipal, informa o coordenador Hudson Ruela.
Bodas de Ouro DE Mara e Henriq
Praia do Canto
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari