Cufa e Suzano | Projeto social da CUFA/ES capacita mais de 4 mil mulheres para o empreendedorismo com apoio da Suzano

Compartilhe:

Cufa e Suzano

Cufa e Suzano

Projeto social da Cufa e Suzano capacita mulheres para o empreendedorismo

ESPECIAL DIVERSIDADE E EMPREENDORISMO

DA REDAÇÃO \ DON OLEARI PN

O programa Central de Valores apoia mulheres em comunidades vulneráveis, oferecendo capacitação para a geração de renda por meio do empreendedorismo. Quase 72% das beneficiadas são negras ou pardas.

O Dia do Empreendedorismo Feminino é comemorado em 19 de novembro, seguido pelo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Embora próximas no calendário, para a Suzano, maior produtora mundial de celulose e líder global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, essa proximidade também se reflete em ações concretas.

Um exemplo disso é o Central de Valores, projeto social da CUFA/ES (Central Única das Favelas do Espírito Santo), que conta com o apoio da Suzano desde 2022.

A iniciativa visa incentivar e fortalecer o empreendedorismo de mulheres de comunidades em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de ajudá-las a alcançar a independência financeira por meio de seus próprios negócios.

cufa-Franciellen-Quedevez-Coordenadora-Administrativa-do-Central-de-Valores-da-CUFA-ES.jpg 20 de novembro de 2024 35 KBEm seus três anos de atuação, o projeto já contemplou mais de 4 mil mulheres, tornando-se um dos pilares da Suzano no alcance de sua meta de contribuir para retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030.

O programa gratuito é realizado em nove municípios do Espírito Santo: Serra, Viana, Fundão, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, Santa Leopoldina e Cachoeiro de Itapemirim).

Franciellen Quedevez (foto), Coordenadora Administrativa do Central de Valores, da CUFA/ES, fala sobre áreas de trabalho e produção e na expansão do programa para mais municípios:

É um expressivo contingente de 71,6% de mulheres negras ou pardas, que recebem apoio para empreender em áreas como alimentação, beleza e produtos ecológicos.

“Entre 2022 e 2024, conseguimos impactar positivamente a vida de mais de 4 mil mulheres empreendedoras, a maioria delas negras. Nosso compromisso é continuar ampliando esse trabalho, oferecendo mais apoio e criando mais oportunidades para mulheres e comunidades em situação de vulnerabilidade no estado. Para 2025, esperamos atender pelo menos 480 mulheres, mas esse número deve crescer, já que planejamos expandir o projeto para mais três municípios”, afirma Franciellen Quedevez, Coordenadora Administrativa do Central de Valores, da CUFA/ES.

cufa-Mirele-Romano-posa-com-alguns-de-confeitaria.jpg 20 de novembro de 2024 37 KBMirele Romano: uma história de empreendedorismo e superação

Uma das atendidas pelo projeto é Mirele Romano, de 37 anos, moradora de São Mateus, no norte do Espírito Santo (foto com a mesa de bolos).

Mirele iniciou sua jornada empreendedora em 2020, produzindo bolos, tortas, biscoitos e outros produtos alimentícios.

Após uma pausa, ela teve a oportunidade de retomar o negócio por meio do Central de Valores, e destaca a importância do programa para sua trajetória:

“Me inscrevi para receber o Kit de produção do núcleo de alimentação do *Central de Valores* e esse foi o impulso que eu precisava para voltar a produzir e recuperar minha fonte de renda, que agora vem 100% das vendas dos meus produtos. Projetos como esse são fundamentais para quem quer começar ou recomeçar um negócio. Hoje, graças ao programa, tenho um público fiel, posso organizar meu próprio horário e ainda tenho mais tempo para estar com meus filhos”, conta Mirele, que agora divulga seu trabalho nas redes sociais (@mireleromanobolosedoces).

São Mateus: o município com mais participantes

Entre os nove municípios atendidos pelo projeto, São Mateus é o que registra o maior número de participantes, com aproximadamente 1.400 mulheres empreendedoras, o que representa cerca de 35% do total de beneficiadas.

Para Érika Vianna, Consultora de Sustentabilidade e Desenvolvimento Social da Suzano, o grande número de mulheres atendidas no norte do estado reflete a necessidade da região, mas a Suzano continua a apoiar todas as áreas em que atua.

“Buscamos sempre evoluir e fortalecer as comunidades ao nosso redor. A parceria com a CUFA é essencial para promover a inclusão, equidade e o empoderamento feminino, não apenas no norte capixaba, mas em todas as regiões. Nosso compromisso com o desenvolvimento social é contínuo, e sabemos que as mulheres têm um grande potencial para impulsionar a economia”, destaca Érika.

Ela também chama atenção para o alto índice de mulheres negras beneficiadas pelo programa, ressaltando a desigualdade social ainda existente.

“Mais de 70% das mulheres atendidas pelo Central de Valores são negras, o que reflete a desigualdade de acesso à moradia, oportunidades de empreendedorismo, recursos e educação. Este é um trabalho de longo prazo, e estamos felizes com os resultados alcançados até agora”, afirma.

cufa-Um-dos-bolos-preparados-pela-empreendedora-Mirele-Romano.jpg20 de novembro de 2024 35 KB
Um dos bolos da empreendedora Mirele Romano, que voltou ao programa

A CUFA

A Central Única das Favelas (CUFA) está presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, promovendo atividades voltadas à cultura, esporte, educação, cidadania e empreendedorismo, com o objetivo de integrar e incluir socialmente as comunidades periféricas.

Fundada por Celso Athayde, que recebeu o prêmio de Empreendedor de Impacto e Inovação do Fórum Econômico Mundial em 2022, a CUFA tem como presidente estadual no Espírito Santo Gabriel Nadippeh, responsável por diversos projetos como a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. Outro projeto é a Expo Favela, maior feira de empreendedorismo e inovação da América Latina.

A CUFA também está presente em vários países, incluindo os Estados Unidos, e teve sua Semana Global na ONU em 2015.

A Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina. Líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis a partir de matéria-prima renovável, a empresa está presente em mais de 100 países.

Seus produtos incluem celulose, papéis para impressão e embalagem, copos e canudos, papéis sanitários e bioprodutos, desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade são os pilares da Suzano, que busca renovar a vida a partir da árvore e enfrentar os desafios sociais e ambientais. Com 100 anos de história, a Suzano está listada nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).

Cufa e Suzano

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Vitor de Vincentis

Linhares | Novo tempo para o turismo do município: está criada a Rota Turística do Cacau do ES, proposta por Scaramussa

Da Abolição à Proclamação | Dia da Consciência Negra: 20 de novembro

A natureza não é selvagem | O poema de Paulo Soares Nazareth

Da Abolição à Proclamação | Dia da Consciência Negra: 20 de novembro

Sportotal | Carlos Germano Cup: Desportiva, América e Inter Academy são os campeões da copa

www.suzano.com.br – http://www.suzano.com.br

Siga nossas redes:

Compartilhe:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham