Rota Turística do Cacau do ES
Nova Rota Turística para conhecer e experimentar o Melhor do Cacau produzido em Linhares e Colatina
COLUNA AQUI LINHARES | Vale do Rio Doce/ES
Don Oleari
Fotos: Luan Max
Foi sancionada nesta terça-feira (19) a Lei nº 12.254/2024, de autoria do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que cria a Rota do Cacau Capixaba, um novo e empolgante roteiro turístico no Espírito Santo.
A Nova Rota Turística é um convite aos visitantes a conhecerem a história, a cultura, as paisagens deslumbrantes (foto de caa) e, claro, a saborear alguns dos melhores chocolates do Brasil.
A Rota do Cacau passa por importantes pontos de produção e beneficiamento do cacau em Colatina e Linhares, dois dos principais municípios produtores do estado.
O percurso turístico abrange várias propriedades dedicadas ao cultivo do cacau, permitindo aos visitantes uma imersão única nesse universo.
De acordo com Scaramussa, o roteiro é dividido em duas partes:
– no lado norte, a rota passa por um trecho da ES-248, abrangendo as fazendas localizadas nas ilhas da região do Baixo Rio Doce, em Colatina, até a foz do rio, no distrito de Povoação;
– no lado sul, a rota também começa em Colatina, na ES-442, e segue até Bebedouro, passando pelas rodovias ES-440 e ES-010.
O deputado destaca que a iniciativa visa preservar as tradições locais de cultivo, colheita e processamento do cacau, além de ressaltar a importância da região, que é responsável por mais de 70% da produção do fruto no estado, segundo a Secretaria de Agricultura do ES (Seag).
“Este é um roteiro incrível, que passa por desde pequenos agricultores familiares até fazendas centenárias, com uma cultura local consolidada. O visitante terá a oportunidade de conhecer a plantação, o beneficiamento do cacau e a produção de derivados como chocolate, mel e até cachaça de cacau”, afirma Scaramussa.
Para Philipe Lemos (PDT), secretário estadual de Turismo, a criação da Rota do Cacau Capixaba representa uma grande conquista para o turismo e a economia do estado.
“Essa rota liga Colatina a Linhares, com destaque para Regência e Povoação, e valoriza o cacau de alta qualidade produzido na região. Além disso, ela integra importantes atrativos naturais e culturais, oferecendo aos turistas uma experiência completa”, comemora Lemos.
Scaramussa também acredita que a rota trará melhorias para a infraestrutura local.
“Estamos incentivando investimentos públicos e privados para melhorar o acesso às propriedades, além de promover mais recursos para a ciência e a tecnologia, garantindo sempre produtos de excelente qualidade”, afirma o deputado.
Um novo ciclo para o turismo de Linhares
Lucas Scaramussa, autor da lei e prefeito eleito de Linhares a partir de janeiro de 2025, vislumbra na criação da Rota do Cacau um marco para o turismo no município.
“Esta rota, assim como a que contempla a região do Alto São Rafael, criada a partir de um projeto de nossa autoria, marca um novo momento para o turismo de Linhares. Estamos estimulando a diversificação da economia local e criando novas oportunidades de negócios, especialmente no setor da economia criativa”, avalia Scaramussa, feliz por mais uma vitória.
Cacau de Alta Qualidade
Com cerca de 9 mil toneladas de cacau produzidas em 2023, conforme dados da Seag, Colatina e Linhares se destacam nacionalmente pela qualidade das amêndoas produzidas.
Em Linhares, o cacau possui o Selo de Rastreabilidade da Indicação Geográfica (IG) desde 2019.
O selo garante a origem e a qualidade do produto, que já conquistou premiações importantes, inclusive em nível internacional.
Cacau Fest
Esses quesitos fortalecem a articulação entre os produtores locais e incentivam a realização de eventos como o Cacau Fest e a formação de associações como a Acau (Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo) e o grupo Mulheres do Cacau.
Essas entidades contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva e o reconhecimento da qualidade do cacau do Espírito Santo.
Rota Turística do Cacau do ES
Com Flavio de Almeida Santos
Festival de Música Barroca do ES com Trupe Barroca, o encontro entre tradições eruditas e populares
A natureza não é selvagem | O poema de Paulo Soares Nazareth
Da Abolição à Proclamação | Dia da Consciência Negra: 20 de novembro
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari