candidatos em muitas eleições
O primeiro turno das eleições de 2024 revelou detalhes interessantes sobre a trajetória de vários entes políticos de Cariacica. Anotamos o vai e vem de alguns deles, inclusive alguns que nunca conseguiram um mandato
COLUNA AQUI CARIACICA | Grande Vitória/ES
Ronaldo Chagas Vieira
Vale lembrar que em 2020 14 candidatos disputaram o cargo de prefeito. Isso é comum em municípios que enfrentam a sucessão de um gestor de segundo mandato, quando os partidos lançam seus próprios projetos.
Naquele ano, chegaram ao segundo turno Euclério Sampaio (MDB), na época filiado ao DEM, e Célia Tavares (PT).
O vencedor do pleito, Euclério Sampaio, ao assumir a chefia do Executivo, trabalhou pela união em torno de projetos de crescimento, visando colocar o município nos trilhos do desenvolvimento.
Com esse foco, agora em 2024 Euclério conseguiu agregar ao seu grupo 11 dos 14 candidatos que disputaram a prefeitura com ele em 2020, com exceção do PT e PL, que permaneceram na oposição.
Entre os candidatos derrotados em 2020, alguns optaram por disputar uma vaga na Câmara Municipal nas eleições deste ano.
O Subtenente Assis, que já havia tentado diversos cargos ao longo dos anos, foi candidato a vereador em 2024. Em sua trajetória política, Assis disputou a eleição para deputado estadual pelo PRB em 2014.
Tentou uma vaga na câmara de Cariacica pelo PP em 2016, se candidatou ao Senado pelo PSL em 2018, perdeu a prefeitura de Cariacica pelo PTB em 2020 e em 2024 tentou uma vaga na câmara municipal, ficando na segunda suplência com 1.985 votos.
Joel da Costa, que iniciou sua trajetória política pelo PT do B, também teve uma jornada de altos e baixos. Em 2012, tentou ser vereador em Cariacica.
Foi eleito em 2016 pelo MDB. Em 2018, tentou uma vaga na Assembleia Legislativa, mas foi novamente derrotado. Em 2020, disputou a prefeitura e agora, em 2024, se candidatou a vereador, obtendo 2.178 votos, ficando como segundo suplente.
Adilson Avelina, por sua vez, disputou diversas eleições ao longo dos anos. Começou sua trajetória em 2004, quando se candidatou a vereador pelo PMN. Em 2008 se elegeu pelo PP.
Em 2012, tentou a prefeitura pelo PSD e em 2014 concorreu a deputado estadual pelo mesmo partido. Em 2016, tentou novamente a prefeitura, agora pelo PSB, e, em 2020, se candidatou novamente à prefeitura pelo PSC. Em 2024, disputou uma vaga na câmara municipal pelo PSD, mas obteve apenas 1.073 votos.
Celso Andreon, que iniciou sua carreira política em 2008 pelo PT, se elegeu vereador em 2012 e se reelegeu em 2016. Tentou uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014 pelo PRTB, e, em 2020, disputou a prefeitura pelo PSD, concorrendo com seu irmão, Saulo Andreon, que também se lançou candidato pelo PSB.
Em 2024, Celso tentou retornar à câmara municipal, desta vez pelo Republicanos, mas obteve apenas 1.017 votos. Saulo Andreon, por sua vez, apostou na candidatura do irmão para vereador.
Os médicos Dr. Hélcio e Dr. Motta, que foram candidatos a prefeito em 2020, apostaram na candidatura do também médico Dr. Fernando Santório, que se elegeu como o mais votado da história do município de Cariacica com 5.360 votos.
Outro médico, Dr. Heraldo Lemos, filiado ao DC, optou por apoiar os candidatos aliados ao prefeito Euclério Sampaio.
O ex-deputado Marcos Bruno, que em 2020 também tentou ser prefeito, foi o principal apoiador de Robertinho Amorim (AGIR), que obteve 1.107 votos, sendo importante na eleição de Juquinha.
Sandro Locutor, dirigente partidário, apoiou seu partido, que elegeu três cadeiras, sendo um dos candidatos o mais votado, Fernando Santório.
Euclério Sampaio (MDB) foi reeleito com 88,42% dos votos, enquanto Ivan Bastos (PL) obteve 2,51% e Célia Tavares (PT), apoiada pelo deputado federal Helder Salomão, ficou com 9,08%.
Bia Biancardi, que em 2020 disputou a prefeitura pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira), não se posicionou publicamente nas eleições de 2024.
Coisas da política
A ex-deputada federal Joice Hasselmann (Podemos-SP), que foi a deputada mais votada do estado de São Paulo em 2018 com mais de 1 milhão de votos, agora em 2024 disputou a eleição para vereadora na capital paulista.
Obteve menos de 2 mil votos e não conseguiu uma vaga no Legislativo municipal de São Paulo (Ronaldo Chagas Vieira).
candidatos em muitas eleições
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Da Abolição à Proclamação | Dia da Consciência Negra: 20 de novembro
A natureza não é selvagem | O poema de Paulo Soares Nazareth
Vereador André Moreira convida para sessão do Dia da Consciência Negra
Festival de Música Barroca do ES com Trupe Barroca, o encontro entre tradições eruditas e populares
Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez no Brasil