Quem somos[email protected]

Search

Festa da uva em São Judas, São Rafael | Idosos do Cras na Floresta de Goytacazes | Fumacê vai a 15 bairros de Linhares

Festa da uva em São Judas

Festa da uva em São Judas

Festa da Colheita da Uva será neste fim de semana na Comunidade São Judas, em São Rafael

Coluna

AQUI LINHARES | Vale do Rio Doce-ES

15 de maio de 2024 38 KB 450 por 410 píxeis
cunha júnior

Cunha Junior

A abertura do parreiral do produtor Giovani Rigoni será no sábado, dia 15, a partir das 8 horas.

O produtor prevê a comercialização de em média 4 toneladas da fruta nesta temporada. A caixa da uva será vendida a R$ 25,00.

 O parreiral integra o Polo Alto São Rafael, do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares.

Ainda no sábado, às 13 horas, teremos o dia de campo da uva. Serão abordados os seguintes temas: “Produção e comercialização de vinhos”, “Tendências no mercado de frutas e a qualidade exigida” e “Identificação e manejo das principais doenças e pragas da videira”.

O encontro é aberto ao público.

Também no sábado, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura realizará as inscrições dos candidatos interessados em participar dos processos seletivos para distribuição de mais de 39 mil mudas de frutíferas, conforme informamos aqui na coluna anterior.

São dois editais abertos: um do Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura e outro do Programa Municipal de Incentivo à Produção Agroecológica e Orgânica.

Projeto Bioflorescer: idosos do Cras do Santa Cruz visitam Floresta de Goytacazes

Os idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Santa Cruz, vivenciaram uma experiência diferente em visita à Floresta de Goytacazes.

Por meio do Projeto Bioflorescer, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares, participaram de aula prática para observação de campo e coleta de folhas, flores e frutas.

Esses materiais serão usados na confecção dos herbários, que são locais onde são preservados os materiais recolhidos desidratados (secos).

A diretora de recursos naturais da secretaria de Meio Ambiente, Juliana Guasti, explicou que a visita compreende a segunda etapa do projeto, junto ao Cras do Santa Cruz, que teve início em abril.

Na primeira etapa os idosos aprenderam sobre botânica.

“Observar a diversidade de plantas, desde as árvores até as flores silvestres, enquanto exploram a natureza na mata, desperta nos idosos um senso de admiração, curiosidade e bem estar. A experiência de participar de um projeto de botânica nesse ambiente rico e dinâmico oferece a eles oportunidades únicas de pertencimento e conexão com o meio natural proporcionando saúde mental ao contemplarem a natureza”, disse a diretora Juliana Guasti

Estudantes de escola do Interlagos: tecnologia à preservação ambiental em projeto sobre lagoas de Linhares  

A primeira Mostra Escolar do projeto “Conhecer para pertencer: lagoas de Linhares”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares foi um sucesso.

Os estudantes da Emef Antonio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, participaram de diversas atividades que uniram tecnologia à preservação ambiental. O Ifes Campus Linhares é parceiro do projeto.

Durante o evento, os estudantes exploraram as lagoas urbanas de Linhares usando robôs, imersos na realidade virtual.

Foram montadas três salas: Sala Robótica com Impressora 3D para impressão de animais (sapos); Sala Realidade Virtual com óculos com fotos 360º com vídeos curtos das lagoas de Linhares e óculos com aquário virtual; e Sala Cinema, com exibição de vídeos de lagoas.

Ao longo do projeto, que se estenderá até 2025, a previsão é atender 10 mil estudantes.

A Emef Antonio Fernandes de Almeida foi a primeira escola a receber em reconhecimento às práticas pedagógicas sustentáveis. Por três anos consecutivos, essa unidade de ensino foi vencedora do Prêmio Biguá de Sustentabilidade.

Fumacê: carro vai percorrer 15 bairros de Linhares nos próximos dias

cunha-fumace.jpg 13 de juA Prefeitura de Linhares divulgou nesta quinta-feira (13) por meio da secretaria municipal de Saúde o itinerário do carro fumacê até o próximo dia 26 de junho.

As ações são coordenadas pela Vigilância em Saúde e o carro começa a passar nesta sexta-feira, dia 14.

A ação faz parte dos trabalhos de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O fumacê vai percorrer 15 localidades do município e o roteiro é programado pela Vigilância Ambiental, de acordo com as notificações das doenças e as notificações de focos dentro dos domicílios registrados pelos agentes de endemias.

Linhares tem 12.498 casos confirmados de dengue.

Festa da uva em São Judas

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Meia tonelada de carne | Serviços da PMVV recebem denúncia e apreendem 500 quilos de carne contaminada, sem inspeção

Equipes do Instituto Anderson Varejão participarão de 9 etapas no ES e MG com Associação Pró Basquete (APB)

Luana Wandecy fala para mulheres sobre inovação e negócios dia 15 na ESX 2024

Ricardo Ferraço e Euclério Sampaio recebem emedebistas sábado na Matrix Hall, em Cariacica, para grande encontro

Capitã Estéfane e o Cenário de VitóriaMeia tonelada de carne | Serviços da PMVV recebem denúncia e apreendem 500 quilos de carne contaminada, sem inspeção

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.