Quem somos[email protected]

Search

Hemofílicos do ES comemoram atualização de portaria e procedimentos, como medicamentos, órteses e próteses com apoio de Bruno Resende | 6/11

Hemofílicos do ES

Hemofílicos do ES

Hemofílicos do ES conquistam atualização de portaria junto à secretaria estadual de Saúde, através de sua associação.

A presidente da Associação dos Hemofílicos do Espírito Santo (AHES), Roziani Pereira, agradeceu ao deputado estadual Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, pela conquista alcançada.

O deputado atuou junto à Secretaria estadual de Saúde – Sesa – para viabilizar a Portaria Nº 061-R, de 31 de julho de 2023, que atualizou itens da tabela estadual de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais.

Antes, esses itens não eram contemplados originalmente na Tabela SUS, vinculados à Política Estadual de Contratualização da Participação Complementar ao Sistema Único de Saúde no Espírito Santo.

Roziani Pereira comemora:

“Há uns 3 anos a gente vem tentando resolver essa questão. Quando a gente fez contato com o Dr. Bruno Resende, em fevereiro, logo que ele assumiu o mandato, agendamos uma reunião e explicamos a necessidade de uma prótese específica para o paciente hemofílico, por causa da durabilidade, da qualidade e do peso do material utilizado”.

Qualidade de vida

A prótese proporciona melhor qualidade de vida e, com a durabilidade ampliada, o paciente não precisa se submeter com tanta frequência a cirurgias para substituições das próteses para articulações do joelho, tornozelo, cotovelo e ombros.

“Os sangramentos nos tornozelos e no joelho impactam mais o paciente”, explica Roziane.

Bruno Resende promoveu diversas reuniões para viabilizar a solicitação junto à Sesa:

“Esse tipo de problema faz com que os pacientes tenham dificuldade na locomoção, compromete a qualidade de vida, o ângulo do joelho começa a travar, então ele acaba tendo muita dificuldade para as atividades que seriam normais para todos nós”, explica Resende.

“Agradeço ao governador Renato Casagrande e ao secretário de Saúde, Miguel Duarte, pela sensibilidade ao atender a nossa solicitação”, disse o deputado de Cachoeiro de Itapemirim.

O que é hemofilia

O deputado médico explica que a hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue.

“Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação”.

Ele completa:

“As pessoas portadoras de hemofilia não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal”, explica Bruno Resende.

Hemofílicos do ES

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.