Projeto Social Casa Verde
O deputado estadual Bruno Resende se reuniu nesta segunda-feira (6) com o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, com dirigentes do Projeto Social Casa Verde, de Cachoeiro de Itapemirim, e com gestores da EDP, em busca de apoio para seus projetos.
O Projeto Social Casa Verde é uma organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP, sem fins lucrativos, que desde 2006 promove assistência social, por meio da cultura e da educação musical, estimulando o crescimento pessoal e profissional das crianças, adolescentes e jovens assistidos pelo projeto.
Formação orquestral
Um dos principais programas do Projeto Social Casa Verde é a Escola de Música Tocando em Frente, que vem sendo desenvolvido desde 2007. Essa é a base do trabalho social, educacional e cultural, com atendimento gratuito para jovens da rede pública de ensino.
A coordenadora pedagógica da Escola de Música Tocando em Frente, Jovania Valiati, destaca que os alunos beneficiados são oriundos de bairros como o Zumbi, Teixeira Leite, Valão e Village da Luz, comunidades com altos índices de violência em Cachoeiro de Itapemirim.
Os participantes recebem lanche, transporte, material didático, instrumentos e as oficinas para que se tornem verdadeiros músicos.
Parcerias musicais
Em setembro deste ano, o Casa Verde assinou um termo de cooperação técnica com a ONG Orquestrando a Vida, de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, entidade também sem fins lucrativos, com metodologia fundamentada no modelo bem-sucedido e mundialmente conhecido como “El Sistema”, criado pelo economista e músico venezuelano José Antônio Abreu.
“Costumo citar as palavras do José Antônio Abreu, que expressam bem o caráter holístico da proposta filosófica deste sistema de ensino coletivo de música: o mais sagrado dos direitos humanos é o direito à arte”, afirma Carlos Onofre atual presidente da Casa Verde.
“Precisamos de apoio para continuar com nosso trabalho, por isso procuramos o Dr. Bruno Resende e a Secretaria de Cultura. Sabemos que temos um dever de casa a fazer, por isso a busca pela EDP se faz tão importante neste período de captação de recurso por meio de incentivo fiscal”, disse a coordenadora do projeto.
Seminário
Após a cooperação técnica com a ONG de Campos dos Goytacazes, a Casa Verde tem passado por uma série de adequações metodologicas, como por exemplo o seminário que ocorreu em outubro, de onde 30 músicos da Casa Verde foram selecionados para participarem junto com outros 120 músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil Brasileira – OSJB.
“O que estamos vivenciando no fim de 2023 é uma imersão total e absoluta”, disse Jovania Valiati. Agradecemos o apoio do deputado Dr. Bruno Resende para nossa missão”, disse o presidente Carlos Onofre.
O deputado destaca a importância do projeto:
“A missão do Casa Verde é a promoção da assistência social, da cultura e da cidadania, visando a garantia de direitos e a inclusão social. Dessa forma, possibilitamos um crescimento pessoal e profissional dos assistidos, abrindo horizontes para eles de forma que eles não teriam, sem essa oportunidade”, afirma Dr. Bruno.
Foto de capa: Deputado Bruno Resende, secretário Fabrício Noronha e dirigentes do Projeto Social Casa Verde
Casa Verde e da EDP
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Projeto Social Casa Verde
Com André Hees – Foto: Renilson Chagas
Contabilidade digital não substitui conexão pessoal e emocional | 4/11
Cannabis medicinal | Cannect, maior ecossistema do setor, espera fechar 2023 com 10 mil consultas