Quem somos[email protected]

Search

Atualizada | Lambança no MDB do ES: Rose de Freitas e o “mau uso” do fundo partidário | Sobra Vice para Euclério em Cariacica | Welton Pezão em Pinheiros | 19/8

 lambança no MDB

Rose de Freitas não tem chapa registrada até a atualização desta coluna

pano-de-fundo.jpeg
coluna pano de fundo

COLUNA PANO DE FUNDO

Redação: Equipe Don Oleari, Portal de Notícias

Fontes do MDB informaram a esta coluna, logo depois de publicada, que a presidente ilegal do Diretório Estadual do ES Rose de Freitas não tem chapa até o momento. Ela tem até o dia 31 para regularizar a situação do partido, segundo os regulamentos.

Há uma chapa registrada, composta por emedebistas históricos que pretendem retomar o partido para resgatá-lo dos estragos feitos por Rose de Freitas e Lelo Coimbra. Fala-se que Lelo pretende inscrever uma chapa, mas a maioria dos que querem reorganizar o MDB não o querem, pois ele também deverá prestar contas dos seus atos, que nada contribuíram. Ao contrário, Lelo ajudou Rose a enterrar o MDB.

“Além disso – lembra um emedebista – o partido tem muito dinheiro do fundo partidário e precisamos saber o que foi feito desses recursos”.

Veja mais:

Candidatura a Vice de Euclério Sampaio é a mais disputada hoje em Cariacica/ES

PT enrola e fica no duo Helder Salomão X Célia Tavares como nomes fortes para a sucessão

Welton Pezão quer ser candidato em Pinheiros com apoio do prefeito e do deputado Gandini

Ex-deputado Lelo Coimbra será condidato contra a ex-senadora

“O MDB não está mais à beira do caos, ele é o próprio caos”, disse um velho emedebista à Coluna PANO DE FUNDO. A ex-senadora Rose de Freitas é acusada num manifesto feito por alas do MDB que querem salvar o resto dele de mau uso de recursos financeiros do partido e citam a compra de calendários, blocos e agendas 2023 supostamente feitos a um custo de R$ 110 mil reais.

Eles mandaram cópia da nota fiscal, que dizem ser fictícia, pois os  materiais não foram feitos e nem distribuídos a membros do partido. A NF emitida pela inscrição no CNPJ 18.072.839 leva o número 9254, datada de 8 de fevereiro de 2023. Rose é presidente da Comissão Provisória que comanda o MDB estadual.

Membros do partido questionam inclusive o fato das salas do partido, compradas à época do histórico emedista Sergio Ceotto, estarem penhoradas em virtude da gestão desastrosa de Rose de Freitas e do seu ex-aliado Lelo Coimbra. Eles informam que vão denunciar Rose por mau uso do Fundo Partidário ao Ministério Público do ES.

O manifesto encaminhado a esta coluna menciona as alas do MDB Afro, MDB Mulher e MDB Jovem, que se mostram escandalizadas com a situação a que Rose de Freitas levou o partido, que atualmente não tem um vereador em todo o Espírito Santo. Lembram que o MDB para dominou o Estado de aponta a ponta, chegando a ter a maioria dos vereadores em outros tempos, além de inumeráveis prefeitos.

Além da “simulação de compras não realizadas, quitadas à vista”, emedebistas fundadores do partido mencionam o desastre que foi a nomeação de Rose de Freitas, em março de 2021.

Lelo-Coimbra-Foto-Pablo-Valadares-Camara-dos-Deputados-1-1.jpg 18 de agosto de 2023 14 KB
Lelo Coimbra – Foto Pablo Valadares | Câmara dos Deputados

“As consequências políticas são irreparáveis e desastrosas e a gestão econômico-financeira de Rose é uma afronta ao estatuto”, dizem.

Além disso, registram que Rose de Freitas exerce um mandato ilegal, pois está há quase 30 meses no comando do Diretório Estadual, quando o regimento prevê apenas 4 meses par um mandato provisório.

Lelo contra Rose

O ex-deputado Lelo Coimbra, que já foi aliadíssimo de Rose, agora se insurge contra ela apresentando sua candidatura à direção do partido. Velhos emedebistas alegam que trocar Rose por Lelo será a mesma coisa que “pular da frigideira para o fogo”.

BaleiaRossi-CamaraDeputados-Candidato-Presidente-PMDB-10-scaled
Baleia Rossi, presidente nacional do MDB

O partido está inadimplente com encargos trabalhistas, com prestadores de serviços, suas contas anuais estão irregulares e o patrimônio físico está correndo riscos, pois suas salas estão penhoradas.

“Baleia Rossi avaliza Rose”

Revoltados, alguns emebistas históricos dizem que o deputado federal Baleia Rossi, presindente nacional, “ao que parece avaliza a desastrada administração da ex-senadora, tanto como valida a ilegalidade dela à frente do Diretório Estadual por quase 30 meses, em vez dos 4 meses do regulamento partidário”.

As alas que se insurgem agora mais definidamente se movimentam de olho na eleição de 2024 e em lideranças que podem vir para o MDB, caso ele saia do caos em que foi mergulhado pela catastrófica gestão da ex-senadora Rose de Freitas.

Há correntes do velho MDB que não aceitam também a presença do ex-deputado Lelo Coimbra, a quem atribuem co-responsabilidade pelas lambanças das administrações mais recentes do partido.

Rose pegou o MDB, diz  um emebista histórico, com 46 diretórios municipais, 23 comissões provisórias e nove municípios sem representação partidária.

Ele acrescenta que ela não fez qualquer movimento no longo período à frente do partido, não filiou um só membro, ao contrário, o partido perdeu muitos integrantes insatisfeitos com os rumos que ela deu ao MDB do ES, “que se tornou propriedade particular dela”, afirma outro revoltado com o quadro atual partidário, “a lambança no MDB”, completou.

marcelo-e-euclerio-1.jpg
marcelo e euclério

Candidatura a Vice de Euclério Sampaio é a mais disputada hoje em Cariacica/ES

A candidatura a vice-prefeito do atual mandatário Euclério Sampaio é a posição mais disputada do município.

Quem será o vice de Euclério?

Há muitos nomes no mercado político. Será uma mulher novamente? Será um dos vereadores? Será um secretário? Um empresário ou um líder comunitário? Hoje é a maior disputa por um cargo em todo o município de Cariacica.

O deputado Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa, faz parte do acordo para apoiar a reeleição de Euclério.

Alguns avaliam que se trata de uma escolha tão importante quanto a de um pré-candidato a prefeito, que também tem muitos pretendentes.

helder_salomao_celia_tavares_leonardo_sa-1-1.jpg 22 de junho de 2023
helder e célia – Foto: Leonardo Sá

PT enrola

No PT de Cariacica, muitos sonham com a candidatura do campeão de votos, o deputado federal Helder Salomão.

Essas correntes acham que Helder é o único com potencial para enfrentar de igual para igual a candidatura à reeleição de Euclério Sampaio. Gente do PT diz que Helder quer continuar na Câmara Federal. Tem Célia Tavares e outros nomes menos votados – e sem votos.

Mudanças de partido

No site da Cámara de Cariacica, ainda consta o vereador André Lopes como filiado ao PT. No entanto, ele já anunciou sua desfiliação. Sua tendência era a entrada no PSB (Partido Socialista Brasileiro), do governador Renato Casagrande.

Briga Boa – André Lopes se juntará a Jorjão, Preto, Amarildo, Juca Cearense, Itamar Freire e outras lideranças que se articulam no partido socialista. Esse chapão vai dar o que falar.

Legislativo  – O líder do prefeito na câmara, vereador Cesar Lucas, está nadando de braçada. Mantem a unidade na casa de leis, a harmonia entre os poderes, e ainda comemora o seu botafogo liderando o campeonato brasileiro. Católico praticante, não perde uma missa. Seu ativismo nas comunidades eclesiais de base prioriza a espiritualidade como relaxamento do estresse do mandato.

Adversário – A federação PT, PV e PCdoB poderá lançar candidato à sucessão em Cariacica. Nos bastidores, muitos integrantes querem um acordo com o atual prefeito Euclério Sampaio. Contudo, esperam um comando vindo de Brasília para decidirem o que fazer.

Welton Pezão quer ser candidato em Pinheiros com apoio do prefeito e do deputado Gandini

Vereador mais votado de Pinheiros, Norte do ES, Welton Pezão (Cidadania) anuncia sua pré-candidatura a prefeito do município. Ele é aliado do atual prefeito Arnóbio Pinheiro, que não concorrerá à reeleição.

gandini-e-pezao-1.jpg 19 de agosto de 2023 64 KB
fabrício gandini e welton pezão

Welton, que cumpre seu segundo mandato, conta com o apoio do deputado estadual Fabrício Gandini.

Nascido em Pinheiros, Pezão diz conhecer os principais problemas do município do Norte do Estado, que precisa de investimentos em educação, saúde, segurança e esporte.

“Com os atrativos para as empresas direcionarem os olhos para nosso município, vamos gerar mais emprego e renda para os nossos munícipes”, declarou Pezão.

O vereador afirma que é da base de sustentação do atual prefeito de Pinheiros, Arnobio Pinheiro, também do Cidadania.

Além de Gandini, do seu partido, com quem tem mantido parceria para trazer mais recursos para Pinheiros, conta com apoio do deputado federal Josias da Vitória (PP) e do governador Renato Casagrande (PSB).

lambança no MDB

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

São Torquato, em Vila Velha, tem Sábado (19) de Superação. Bairro Darly Santos terá mega-mutirão | 18/8

Festival Prainha Vive neste domingo em Vila Velha | 18/8

Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank: Fechamento do mercado financeiro | semana do dólar | 18/8

Elian Ramile criou o styling para Cauã Reymond e MC Cesar na campanha da Multivix | 16/8

No Dia Internacional da Pinot Noir, sommlière da Wine, Marina Bufarah de Souza, dá dicas de harmonizações | 18/7 

 

 

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.