Meta na Suzano
Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ (dia 28), Suzano destaca avanços na defesa de direitos
Com a meta de alcançar um ambiente 100% inclusivo para pessoas LGBTQIAPN+ até 2025, a Suzano segue avançando no incentivo à diversidade dentro de suas operações.
Na última Pesquisa de Engajamento, a medição de ambiente inclusivo aponta 82% de favorabilidade nas respostas de colaboradores autodeclarados LGBTQIAPN+. O dado foi divulgado no Relatório de Sustentabilidade 2023 da empresa.
De acordo com a gerente de Gente e Gestão da Suzano, Milena da Silva Buosi, a diversidade tem ganhado cada vez mais espaço na companhia.
“Incentivar a diversidade, a equidade e a inclusão é uma responsabilidade de toda a sociedade, incluindo as empresas. O tema é tão importante para nós que está presente em um de nossos Direcionadores de Cultura, que defende que cultivar a diversidade nos fortalece. Acreditamos que a pluralidade de ideias e de vivências é essencial para tornar o planeta um lugar melhor”, ressalta Milena.
A fim de assegurar aos colaboradores um ambiente de trabalho inclusivo e livre de preconceitos, de maneira que todos se sintam acolhidos, a Suzano criou, em 2016, o Grupo Plural, que é responsável pela promoção de uma série de ações internas para combater o preconceito e promover a diversidade. O grupo foi ampliado em 2018 e institucionalizado em 2019 como estratégia de fortalecimento do tema pela Suzano.
O Plural lidera ações de sensibilização e letramento para toda a empresa e também ações afirmativas, como a instalação de banheiros inclusivos, realizada no último ano, fortalecendo a mensagem de que todas as pessoas têm o direito de utilizar essa infraestrutura de acordo com sua identidade de gênero.
“Na Suzano, deixamos evidente que repudiamos discriminação motivada por qualquer razão, e situações em desacordo devem ser denunciadas em nossa Ouvidoria, que irá acolher e tratar denúncias de qualquer natureza, além da garantia de confidencialidade e não retaliação das pessoas envolvidas”, esclarece Milena.
Dia do Orgulho LGBTQIAPN+
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho, é fundamental para reafirmar os direitos humanos, destacando a importância de respeitar e valorizar todas as identidades de gênero e orientações sexuais. Cada indivíduo tem o direito inalienável de viver livre de preconceitos, com pleno acesso a oportunidades e tratamento igualitário.
Aproveitando o tema, os Direitos Humanos são normas universais que protegem a dignidade de todos os seres humanos. Reconhecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, esses direitos são essenciais para garantir uma vida digna, livre e igual para todas as pessoas, independentemente de sua nacionalidade, etnia, gênero, religião, orientação sexual ou status social.
As empresas também têm a responsabilidade de respeitar esses direitos em suas operações e cadeias de valor, seguindo os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos. Desde sua adoção, a devida diligência em direitos humanos tornou-se o padrão global de conduta esperado para todas as empresas. Na Suzano, o compromisso com essa agenda está refletido na Política Corporativa.
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, liderando o segmento de papel higiênico no Brasil.
Resumo
Na semana do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, a Suzano destaca seu compromisso com a inclusão e diversidade, com a meta de um ambiente 100% inclusivo até 2025.
A empresa já atingiu 82% de favorabilidade em sua Pesquisa de Engajamento. Milena da Silva Buosi, gerente de Gente e Gestão, enfatiza a importância da diversidade para a companhia e a sociedade.
Desde 2016, o Grupo Plural promove ações internas contra o preconceito e recentemente implementou banheiros inclusivos. A Suzano reforça que discriminação não é tolerada e deve ser denunciada via Ouvidoria.
A celebração do dia 28 de junho reafirma a importância dos direitos humanos e a responsabilidade das empresas em respeitá-los em suas operações, como refletido na política corporativa da Suzano.
Meta na Suzano
Edição, Don Oleari – [email protected] –
Com Vitor Vicentis
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Espiritossantense Futebol Clube, fundado em 1930, quer voltar a campo em 2025
Danilo Leonel Entrevista Roberta Kato, Dráuzio Oliveira, Silvia Vargas, Eveline Soares e Paula Souza
Programa social da Rede Cidadã e Suzano tem vagas abertas para mulheres da Serra/ES
Secagem de café no velho terreiro? Esquece. Já era. Veja equipamentos que mostramos aqui