Quem somos[email protected]

Search

Ronaldo Chagas Vieira | Alcea Barcelos Morais era aposta do PSB em Cariacica/ES, não é mais: acabou de assinar no PMB

Alcea

Alcea

PERFIL |

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | Ao término da revisão, edição de texto e fotos, publicada a matéria, como um raio  fulminante caiu na nossa redação que a professora Alcea Barcelos Morais “acabou de assinar ficha no PMB, Partido da Mulher Brasileira”. É o que se tem até o momento (Don Oleari).

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna-1-1-1-1-1-1-189x300-1.jpg
ronaldo chagas vieira

 

COLUNA 

AQUI CARIACICA | Grande Vit/ES

Ronaldo Chagas Vieira

A professora Alcea Barcelos Morais é a aposta do PSB (Partido Socialista Brasileiro) na renovação. É força feminina na câmara Municipal de Cariacica.

“Nessas eleições vamos eleger prefeitos e vereadores em todas as cidades do país”, disse ela.

O empoderamento feminino é um debate crescente no meio politico e empresarial.

alcea-com-casagrande-foto-salva-redefinida.jpg 2 de abril de 2024 57 KBA entrada de Alcea no partido foi feita pelas mãos do governador Renato Casagrande, com quem ela mantem um estreito relacionamento.

Contudo, o seu grupo de apoio vem ampliando o diálogo com forças políticas de todas as esferas. O PSB já teve grandes vereadoras como Isabel do Frade, em Santa Leopoldina, Edna Fiorote, em Linhares, e Márcia Lamas, na Serra.

Diante do discreto avanço, é fato que a representatividade feminina destoa do tamanho do eleitorado.

É notória a necessidade de avanços para promover uma representação equitativa e inclusiva de mulheres na política, sendo que nas eleições deste ano teremos mais um fator complicador: a polarização como ingrediente definidor na disputa eleitoral. Direita x esquerda, Homem x Mulher…

Vale trazer à memória que nas eleições de 2022 houve um recorde de violência política contra a mulher — um dos principais fatores que as afastam da política.

A violência política contra a mulher é uma realidade que desafia a Justiça Eleitoral, pois muitas dessas candidatas sequer compreendem ainda o que é o fenômeno e como obter uma rápida resposta estatal capaz de minimizar os efeitos dessa violência na sua campanha.

A expectativa é de que as candidaturas femininas enfrentem um ambiente mais tóxico e desafiador, o que, consequentemente, poderá culminar em maior incidência de violência política.

A representação feminina no poder legislativo ainda é tímida diante da maioria do eleitorado, contudo avança em passos largos.

Sobre Alcea Barcelos Morais

Professora, nascida e criada no bairro São João Batista, Alcea Barcelos Morais sempre teve um profundo comprometimento com a causa social.

Filha de Arnaldo e Amália Morais, desde cedo mostrou sua paixão pela melhoria do bairro e pela qualidade de vida das pessoas através da educação.

Sua jornada começou no CMEI Cleto Prudêncio e na EEEFM São João Batista, onde cursou educação infantil e magistério. Com apenas 16 anos, já alfabetizava adultos na Associação de Moradores local, liderada por seu pai.

Percebendo a carência na educação infantil, Alcea fundou duas salas de aula para pré-escola na associação, indo pessoalmente atrás das crianças que necessitavam de atendimento.

Com o apoio do então vereador Toninho Pimentel, a associação se tornou uma pré-escola, com Alcea e Luciana como professoras. O projeto cresceu e se transformou na EMEF Olivino Rocha, até 2023.

O prefeito da época era Aloizio Santos, pai do deputado Marcelo Santos, que preside a Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

A professora Alcea, apesar das dificuldades da periferia, continuou sua formação, cursando pedagogia e diversas especializações, sempre com o objetivo de aprimorar sua atuação na educação.

Sua defesa pela valorização das mulheres e pelo acesso ao conhecimento é uma marca registrada em sua trajetória.

Como professora, Alcea deixou sua marca em diversas instituições, incluindo a Escola Mont Serrat e o Colégio Castro Alves.

Seu comprometimento com alunos é evidente, sendo orgulhosa de vê-los tornarem-se adultos realizados.

“É uma vitória para o educador, encontrar o ex-aluno, em plena atividade profissional”, enfatiza.

Atualmente, além de continuar seus estudos, Alcea está empenhada em criar uma rede de apoio em Cariacica Sede, visando prestar serviços básicos à comunidade.

Sua fé e seu engajamento político são pilares importantes em sua vida, acreditando no poder do diálogo e na força das mulheres na política local para promover mudanças significativas.

Católica praticante, ativa no grupo “Mães que oram pelos filhos”, e nas atividades da Paróquia São João Batista, na comunidade Sagrado Coração de Jesus.

A vida de Alcea Barcelos Morais é um exemplo inspirador de dedicação à educação e ao serviço comunitário, mostrando que é possível transformar realidades através do comprometimento e da perseverança. (Ronaldo Chagas Vieira).

Alcea

Edição, Don Oleari – [email protected] –

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https:/

/twitter.com/donoleari

Desafios das mulheres no mercado de trabalho: Pesquisa Infojobs 2024

Projeto Esporte Futuro terá renda de camisas autografadas por Rivaldo e Ronaldo

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, vem dia 1º a Vitória para lançamento de Luiz Paulo Vellozo Lucas pré-candidato a prefeito

Jornalista Antonina Favorskaya que fez últimas imagens do oposicionista Alexei Navalny é presa na Rússia

Anilson Ferreira | Flamengo pode encomendar a faixa?

 

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados