Quem somos[email protected]

Search

Shell Eco-marathon Brasil premia veículo que percorrer maior distância com menor consumo de combustível | 31/8

Shell

Shell

Shell Eco-marathon Brasil inicia sua sexta edição com mais de 500 estudantes. Competição de eficiência energética reúne 39 equipes do Brasil e de países da América Latina.

O dia da abertura oficial da Shell Eco-marathon Brasil nesta quarta-feira, 30, foi agitado para os mais de 500 estudantes vindos de diversas universidades. Os jovens se concentraram em ajustar os últimos detalhes para a inspeção técnica, que avalia se os carros cumprem todos os pré-requisitos estabelecidos pelo time internacional de especialistas da Shell.

A partir desta quinta-feira, (31), o objetivo é colocar os carros na pista para começar a competição, que premia o veículo que percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível.

Na cerimônia de abertura, Flávio Ofugi Rodrigues, vice-presidente de Relações Corporativas da Shell Brasil, deu o pontapé inicial no sonho de centenas de jovens.

“A cada ano eu sinto a energia que vem de cada um de vocês, o que torna este evento muito mais que uma competição. Este ano, Shell completa 110 anos de Brasil, sempre investindo em inovação e impulsionando centenas de milhares de vidas. A Shell Eco-marathon é um evento muito importante, pois reúne as mentes mais promissoras dessa geração que vai liderar um futuro energético mais eficiente e sustentável”, disse Flavio Rodrigues.

O Diretor Técnico da Shell Eco-marathon, Gilles Vanier, aproveitou para ressaltar que o mais importante da Shell Eco-marathon é o componente humano.

“Não é uma corrida, é uma competição que não interessa quem é o mais rápido, mas sim todos unidos para ir mais longe com menor consumo de energia.”

Dia de treino e inspeções técnicas

Em meio a uma gritaria e muitas lágrimas, Ana Luizy, integrante da equipe EIFCHAR, conta que o time do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foi aprovado e cumpriu todos os critérios de 12 inspeções técnicas para o protótipo, da categoria de bateria elétrica.

“A gente estava fazendo live até agora porque muita gente da cidade se envolveu junto em todo o processo. Essa competição abre muitas portas de networking, a possibilidade de trocar com outras equipes, aprender novas técnicas e conhecer novas culturas de outros países”.

Sebastião Leitão, orientador da equipe Coyote, da Universidade Estadual de São Luiz, comemora a participação no evento junto com os estudantes, que percorreram mais de 3.000 km do Maranhão até o Rio de Janeiro.

“A eficiência energética é o foco mundial e o caminho do futuro. Estar aqui é saber que os melhores resultados podem ajudar a reduzir as emissões de carbono e ter benefícios que podem ser aplicados na indústria e daqui a algum tempo estar na rua.”

Nas horas finais do dia, a equipe Coyote, da Universidade Estadual de São Luiz/MA, estava realizando alguns ajustes propostos pelo Corpo Técnico para atender os critérios da inspeção.

“É um momento de muito nervosismo e correria, o time está a todo vapor, focado na resolução desses problemas. Mas a expectativa é boa, a gente trabalhou o ano todo para essa competição e queremos superar para obter nosso melhor resultado”.

A inspeção técnica dos carros será feita nesta quinta-feira, 31, e 16 equipes aprovadas estão aptas a partir para a pista. As demais equipes possuem até o início da tarde para finalizarem os ajustes em seus carros. A competição em si será realizada neste dia 31 de agosto e nesta sexta, 1 de setembro.

A Shell Eco-marathon

É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono.

Na 6ª edição brasileira, a competição terá três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na competição.

Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito de cerca de 10 km com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. Neste ano, a competição reúne cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.

Ganhadores em 2022

Na edição de 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade de Pato Branco, se consagrou tetracampeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619 km/litro de etanol.  Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.

A Shell Brasil

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Shell

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Fernanda Romano, Assessoria de Imprensa 

Rose de Freitas entrega diretórios do MDB a prefeitos diversos | Todos do MDB contra Rose | 29/8

Manoel Goes | Nerina Herzog lança livro “O Valor da Memória” nesta quinta na Casa da Memória de Vila Velha/ES | 30/8

Edilson Lucas do Amaral: Na cena política, Luiz Paulo aparece. Pazolini vai às ruas | O silêncio de João Coser, Capitão Assumção e Camila Valadão | 30/8

João Coser defende conclusão de ciclovia da Avenida Norte-Sul | 30/8

Polícia Civil e EDP descobrem”gato” e roubo de energia em supermercado na Serra/ES | 31/8

 

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.