Nerina
Uma menina italiana, nascida na primavera de 1936 nas montanhas de Valdenogher em Belluno, Itália, e lá viveu até os 13 anos.
AQUI MANOEL GOES
CULTURA POPULAR – V. VELHA
Com a família atravessou o oceano para descobrir o Novo Mundo, aportando primeiro em Vitória e depois em Vila Velha, onde a família reinventou uma nova vida no Brasil. Eram o pai, a mãe, o irmão e Nerina. Em Vitória se casou e construiu a sua família.
Aos 80 anos escreveu o seu primeiro livro de memórias de grande sucesso, “Nerina, relatos de uma vida”, onde relata suas vivências quando menina, vividas nos horrores da Segunda Grande Guerra na Itália, passando pela experiência do Nazismo e da Resistência com todas as suas trágicas consequências.
Em 1950, além de cantar na Rádio Espirito Santo, era modelo e posava para o grande escultor italiano radicado no Espírito Santo Carlo Crepaz nas obras Imigrantes em Domingos Martins, a Pietá do Convento da Penha e também no Parque Moscoso a escultura da professora Ernestina Pessoa.
Tradutora Juramentada da Língua Italiana por mais de 40 anos, traduzindo sonhos, e mais de 170 mil documentos. Revisora e tradutora de livros e teses. E até hoje colabora com a Comunità Italiana no ES com o seu voluntariado, participando dos preparativos para as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no ES, a ser comemorado em fevereiro de 2024.
Agora aos 87 anos lança o seu segundo livro “O Valor da Memória”, com São 87 páginas de lindas poesias e contos, e ilustrações próprias. Traduzindo emoções, sentimentos, realidade e sonhos de toda uma vida. A escritora ítalo-capixaba Nerina demonstra muita vitalidade para escrever, cantar e viver.
Uma pacifista que prega:
“Digo aos que querem a guerra com todos os seus horrores, que ela destrói tudo o que é moral e ético e não perdoa. Onde a liberdade humana é interrompida em todos os sentidos, é o que, infelizmente, estamos vendo na absurda guerra entre a Rússia e a Ucrânia.”
Serviço:
Lançamento: livro “O Valor da Memória” com sarau musical
Autora: Nerina Bortoluzzi Herzog
Data: 31 de agosto – quinta-feira
Horário: 16 horas
Local: Casa da Memória de – Prainha Vila Velha
Nerina
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
João Coser defende conclusão de ciclovia da Avenida Norte-Sul | 30/8
As meninas da Wine, maior clube de assinaturas de vinhos do mundo | Dia do Sommelier: 29/8