trabalho presencial
A volta do trabalho presencial tem se tornado regra em muitas empresas. Podemos dizer então que o home office flopou? A pandemia da Covid-19 trouxe essa nova modalidade de trabalho remota e nos últimos 3 anos ela se tornou uma prática comum para empresas dos mais variados setores.
Contudo, agora, o número de vagas com a possibilidade de trabalho remoto entrou em queda livre. Mesmo assim, grande parte das empresas ainda tende a adotar o regime híbrido.
Ao que tudo indica, o retorno presencial parece inadiável. Grandes empresas mundiais como Walt Disney, Amazon, Starbucks, entre outras, já convocaram funcionários para voltar aos escritórios de forma fixa e muitas delas até oferecem o home office apenas como um benefício para quem trabalha presencialmente.
Mas, então como ficam as empresas e os empregados diante de tantas mudanças no mercado de trabalho em tão pouco tempo? Trabalhadores fizeram grandes mudanças em suas vidas em torno de suas políticas de trabalho híbrido e da possibilidade de trabalhar de forma totalmente remota.
Muitos atrelam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como fator decisivo para a melhoria da produtividade. Mudaram para cidades mais tranquilas, ficaram livres do trânsito pela manhã e ao final do dia na volta do escritório. Enfim, foram muitos os benefícios percebidos pelos empregados.
Já as empresas têm dado sinais de que preferem o retorno presencial ao ambiente de trabalho, depois de tanto tempo adotando home office e modelo híbrido.
Lorena Lage fala um pouco mais sobre o assunto: o retorno ao trabalho presencial no mercado de trabalho brasileiro e mundial. Apaixonada por disseminar conhecimento e descomplicar a caminhada de empreendedores no mundo online ou offline, é a responsável por guiar o time da L&O para uma atuação com muita flexibilidade cognitiva. CEO e Co-fundadora do L&O Advogados, atuando com Direito para Startups e Empresas Inovadoras.
Mestra em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, especialista em Direito Civil Aplicado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bacharela em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva. Coordenadora e professora em especializações relacionadas a Direito, Tecnologia e Startups.
Professora na graduação em Direito da SKEMA Business School e da Faculdade Arnaldo. Diretora de Conteúdos e Membro da Comissão de Direito para Startups da OAB/MG e Membro da AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.
Mais sobre a L&O Advogados: https://docs.google.com/document/d/1x7Lm9RsznYkNTTkI-b7Rjnr0cpRsyHl46GwfFJQXVSI/edit?usp=drive_web&ouid=111683704131221763343
trabalho presencial
Edição, Don Oleari – [email protected] – https://twitter.com/donoleari
Anette Musso: Amigos do Asilo dos Idosos de Vitória fazem campanha por doações |10/7
Pesquisa PMEs: 9 em cada 10 pequenas e médias empresas vão abrir vagas no segundo semestre