Quem somos[email protected]

Search

Estreia Coluna Futebol de Botão | Por José Augusto dos Anjos Araujo | Livro inédito no Brasil! | 3/2

Botão

Botão

 jose-augusto-2-225x300-nova.jpg 3 de fevereiro de 2024 22 KB

Coluna

FUTEBOL DE BOTÃO | ES/BR

José Augusto dos Anjos Araujo

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | Esta coluna deveria ter nascido antes da pandemonia do Covid 19, mas morreu sem ter sido contaminada por ele. Desencontros e sumiços foram os causadores.

Agora, porém, ela nasce por uma obra do acaso infernético. A inferneti é durabu. Nos surpreende com coisas que até os deuses e deusas gregos duvidam.

Encontrei o José Augusto dos Anjos Araujo no maledeto feissibuqui e comecei a acompanhá-lo. O José Augusto – tanto quanto outros do FB, tipo o Rogerio Kunsch Schneider, o Jonatan Schimit, o Mario Camilo, o Junior Lisarb, entroutros 800 caras – é desses que aproveitam bem o infinito espaço infernético do feissibuqui.

Devo ao prezado Rubens Pontes – outro contribuinte generoso pela sobrevivência do nosso jornal – ter descoberto o gosto e os conhecimentos do jogador de Futebol de Botão José Augusto dos Anjos Araujo.

Ele tem as manhas da escrita e é bambamban no Futebol de Botão. Agradeço a ele a pronta disposição para começar esta generosa colaboração no Don Oleari Portal de Notícias. Seja bem-vindo, José Augusto dos Anjos (Don Oleari).

Ói o Zé Augusto aí, geeeennnteeeee!

José Augusto dos Anjos Araujo

Rapá. Tinha alguma coisa escrita sobre o futebol de botão há muito tempo e resolvi começar a juntar tudo inicialmente com o intuito de apenas resgatar uma regra dos anos 60.

As crianças jogavam no Parque Moscoso, no centro velho de Vitória/ES, e nas imediações no fim dos anos 1960 e início dos 1970.

Aí, o puxadinho foi virando uma casinha, depois uma mansão e no começo do ano encasquetei de fazer logo um condomínio que virou um bairro, uma cidade, um estado e um país.

Ou seja, um livro denominado “O Futebol de Botão. Amor e Paixão. Diversão e Arte”.

Veja bem. São 489 páginas e em formato grandão (A4). Lá tem tudooooooo – a história no Brasil, os grandes artesãos, todos os modelos e categorias de botões, bolinhas, palhetas, traves, campos e demais acessórios.

Todas as regras nacionais e regionais – são dezenas delas – personalidades que gostavam ou ainda gostam do esporte.

Algo totalmente inédito que é a história no ES com todos os jogadores e baluartes capixabas.

E finalmente uma competição que fizemos para consolidar a regra intitulada “Regra Praiana”. Tudo fartamente ilustrado. Alguns amigos que estão me ajudando a publicar ficaram malucos e disseram que nada nem parecido foi feito no Brasil até hoje.

E, modéstia às Favas, ficou bom mesmo. Também, um ano inteiro futucando dia e noite, tinha que sair algo que preste (José Augusto dos Anjos Araujo).

Quem é Quem

José Augusto dos Anjos Araujo – Capixaba da nata, da gema, nascido na Santa Casa de Misericórdia, na Vila Rubim,Vitória/ES.

Crescido no Parque Moscoso, frequentador de estádiosdesde a mais tenra idade e sócio atleta nos anos 1970 de basquete e futebol de salão no Náutico Brasil.

Nesse trajeto, praticou muito futebol de botão. Egresso das fileiras da Escola Técnica de Vitória, trabalhou em grandes empresas, sempre em setor de tratamento de água. Tem graduação em Gestão Ambiental.  Pesquisador independente das coisas do Espírito Santo, mormente nosso futebol.

Botão

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Kleber Galveas | O mosquito II | Assessores da PMVV: mostrem o mosquito ao prefeito Arnaldinho Borgo |2/2

Edilson Lucas do Amaral | Coronel Ramalho deve anunciar em breve candidatura a prefeito de Vila Velha pelo Republicanos | 2/2

Centro de Referência da Juventude (CRJ) de C. de Itapemirim/ES realiza Grito de Carnaval 2024

Laranja da Terra/ES | Sandra e Gilsinho Gomes comemoram indenizações da Renova em Laranja da Terra 4 anos depois

Coluna AQUI SERRA | Vereador Darcy Junior (PRD) propõe Programa de Internação Involuntária para dependentes químicos em situação de rua | 2/2

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.