CRAS Móvel da PMC realiza ações diversas de atendimento à saúde na comunidade de Duas Bocas | 21/11

cras móvel

CRAS Móvel em Duas Bocas

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna.jpg
ronaldo chagas vieira

 

AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente comunitário

 

A comunidade de Duas Bocas recebeu a unidade do Cras Móvel para uma extensa agenda de ação social, envolvendo diversas secretarias e lideranças da sociedade civil. Aconteceu nas proximidades da Reserva Biológica, área protegida e criada como Reserva Florestal em 1965 e como reserva Biológica em 1991. É de posse e domínio público.

A desapropriação trouxe benefícios para o povo em geral, mas descontentamentos em alguns proprietários, que até hoje ouço reclamações, inclusive de minha família. Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, que abastece grande parte da população.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

 IMG-20211120-WA0295.jpgMesmo tendo as localizações próximas às demandas, o Coordenador do Cras Móvel, Adriano Pires, trabalha com objetivo de aproximar cada vez da população, tendo como meta atingir os locais de difícil acesso, priorizando a zona rural, onde até a mobilidade é prejudicada, em virtude da deficiência no transporte coletivo.

Recentemente, o CRAS MÓVEL foi reinaugurado na região de Roda D’água, onde atendeu à comunidade e vizinhanças, inclusive com vacinas contra Covid 19, influenza e outras. A Secretária Municipal de Assistência social, Danyelle de Souza Lírio, define como prioridade o bom atendimento.

 IMG-20211120-WA0292.jpg“Nosso público é carente e Vulnerável”. Desta forma, seu gabinete é totalmente envolvido nas mobilizações que antecedem a realização das ações.

Denys Mendonça, líder na comunidade rural, falou da importância na realização dessas ações, ressaltando que a Zona Rural precisa também de manutenção nas estradas e vias de acesso. Ele foi informado que em médio prazo o governo do estado, fará o calçamento em todo percurso da rua principal, o que vai melhorar bastante o escoamento da produção, bem como o transporte para estudantes e a população em geral.

 IMG-20211120-WA0297.jpgTecli Pereira Calmom, presidente da Associação de Moradores de Mairicará, colaborou com a divulgação. Recebeu as visitas de Adriano Pires, Coordenador do Cras Móvel, e da pedagoga Cristina Cabral, que atua na assessoria de mobilização da Secretaria de Assistência Social. Tecli ajudou na panfletagem, colou cartazes e ainda comunicou individualmente as pessoas do seu círculo.

O empresário Rodrigo Firme elogiou o evento dizendo que o homem do campo começou a ser valorizado. Elida Barcelos, da Associação de Mulheres de Cachoeirinha, fez a consulta médica, tomou as vacinas, aferiu pressão e atualizou os cadastros junto ao SUS e Assistência Social.

O envolvimento da Secretaria de Saúde foi fundamental. Foram aplicadas mais de 50 vacinas, além de atendimento médico através do Dr. Vinicius Paris Senatore. A dentista Kristiane Machado Prezotti fez um dinâmico trabalho de orientação à saúde bucal.

 IMG-20211120-WA0283.jpgO Enfermeiro Luiz Felipe Magalhães Martins fez dezenas de atendimento contando com apoio de Edneia Pimenta Siqueira Sousa, Eliana Francisca Vieira e Cristiane Cabral (foto à direita), que ajudaram na divulgação e montagem da estrutura. Foi uma ação do governo municipal, contando com apoio total do prefeito Euclério Sampaio e servidores de diversas secretarias envolvidas.

Foram distribuídos kits de preservativos, realizadas trocas de receitas e encaminhamentos a atendimentos nos CRAS para sequência de atendimentos mais específicos.

 IMG-20211120-WA0414.jpg
Com os secretários Nilson Teixeira e Danyelle de Souza Lírio

A secretária Danyelle de Souza Lírio acompanhou os trabalhos de perto desde o início. O CadÚnico sempre é o campeão de atendimentos.  Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país.

Essa ferramenta permite que o governo tenha acesso a informações como a identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, residência e utilize os dados para seleção e inclusão das famílias em programas sociais do governo federal. Desta forma, o CadÚnico é a principal forma de entrar no Auxilio Brasil, novo programa de transferência de renda para substituir o Bolsa Família. Diga-se de passagem, criando uma polêmica nacional, criando um debate ideológico.

 IMG-20211121-WA0058-1.jpg
Messias Donato, Angela Ribeiro, secretária Danyelle de Souza Lírio

O secretário de Governo Messias Donato representou o prefeito Euclério Sampaio, que estava em outra agenda. Messias deixou claro que é prioridade na administração Euclério o bom atendimento ao cidadão. Nilson Teixeira, Secretario de Agricultura, foi um dos primeiros a chegar, ficando até o final, auxiliando no desenvolvimento da ação.

 IMG-20211121-WA0059.jpg
Adriano Pires, Messias Donato, Angela Ribeiro, este colunista, Dany, Vereador Cleidimar Alemão

A família Ribeiro, além de disponibilizar o local, energia, internet, ainda recepcionou os participantes com um café colonial, sortido de alimentos saudáveis.  Dona Angela Maria, anfitriã, se encarregou de fotografar os momentos. Os produtores de banana orgânica Jurandir e Adelson Ribeiro aproveitaram o momento para uma prosa com o Secretário de Agricultura Nilson Teixeira.

Vulnerabilidade social é um conceito que se refere à condição de indivíduos ou grupos em situação de fragilidade, que os tornam expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social.

Para a família pobre, marcada pela fome e pela miséria, em determinadas situações a casa representa um espaço de privação, de instabilidade e de separação dos laços afetivos e de solidariedade. … Trata-se de um estudo de campo, exploratório, fundamentado na Teoria das Representações Sociais.

O próximo evento será na região de Cajueiro, Padre Mathias e adjacências. Os locais são escolhidos diante de fatores como deslocamento dos CRAS, escassez no transporte coletivo e grande aglomerado de pessoas.

https://donoleari.com.br/

CRAS Móvel

CRAS Móvel

CRAS Móvel

CRAS Móvel

CRAS Móvel

CRAS Móvel

https://www.cariacica.es.gov.br/paginas/prefeitura

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham