Vereador Lei
AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente comunitário
Logo no inicio do mandato no dia 12 de janeiro, o vereador Lei do Projeto Esperança (DEM) solicitou ao prefeito Euclério Sampaio através da Indicação nº 70/2021, a reforma geral da Praça de Porto de Santana.
Na justificativa, falou da importância da obra para a comunidade e os comerciantes. Muito além da reforma física, da revitalização e da restauração do equipamento público, a Praça do bairro fica no coração da região e a comunidade aguarda pela revitalização há alguns anos.
Em fevereiro reuniu os comerciantes na praça e apresentou a sua reivindicação ao executivo e hoje a população já pode celebrar a publicação da licitação para contratação da empresa que será responsável pela execução da obra.
Vereador Lei agradeceu ao prefeito Euclério Sampaio por atender a indicação e ao secretário de Obras Weverton Moraes pela elaboração do projeto e agilidade para que este sonho fosse concretizado.
José Roberto, morador da comunidade muito atento e presente, disse que “é uma obra estrutural importante e de impacto que vai corrigir a injustiça com a Praça de Porto de Santana, que há anos espera uma intervenção desta envergadura”. Outros dois moradores, Eliane e Perterson de Abreu comemoraram a publicação do edital.
A luta pela reforma da praça de Porto Santana é antiga. O vereador Broinha (PMN) apresentou a indicação no mandato passado. No entanto, não teve sucesso, pois o então prefeito, Juninho, não atendeu as reivindicações da comunidade.
Desta forma, o Vereador Lei, eleito no partido do prefeito, se mobilizou e teve a resposta positiva. Euclério Sampaio tem trabalhado 7 dias por semana percorrendo todos os bairros, atendendo as prioridades e buscando recursos para grandes investimentos. Um deles é o saneamento básico.
Dia 24 de junho, dia de aniversário do muicípio, o prefeito obteve resposta positiva do governo do estado concernente ao saneamento básico em todo município.
Lei está em seu primeiro mandato, mas se destaca como estudioso do regimento e da Lei Orgânica. Protocolou Projeto de Lei que vai gerar vagas de emprego para pessoas que portam algum tipo de deficiência física.
Além disso, seu gabinete vai promover debates e ações em parcerias com empresas públicas e privadas para que de fato haja inclusão e oportunidade para a classe que há anos luta por inclusão social. É um vereador atuante.
Dona Maria Rodrigues, servidora da prefeitura de Cariacica, recebeu a comenda Moxuara, maior honraria concedida pelo legislativo, através de um projeto do vereador Lei. O evento aconteceu na antiga sede da prefeitura, localizada em Cariacica Sede, e contou com a presença do prefeito Euclério Sampaio, secretários e vereadores, familiares da homenageada, lideranças comunitárias e população em geral.
Foi uma grande festa. Dona Maria Rodrigues completou 75 anos de idade e encerrou compulsoriamente seus excelentes serviços de amor, dedicação, exemplo e lealdade ao serviço público.
Pier Mangue Seco
Um importante passo foi dado hoje para a construção de um píer flutuante destinado a gerar desenvolvimento social, ao criar empregos e gerar renda para os munícipes da Região de Mangue Seco, em Porto Novo.
Em reunião com o prefeito Euclério Sampaio, secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira, sub-secretário Rodrigo Vaccari dos Reis, foi apresentado à líder da comunidade dos pescadores Neia Vieira o projeto que vai potencializar a Região. Lei do Projeto Esperança sempre atuante e respondendo aos anseios populares.
A construção do pier vai transformar Mangue Seco num ponto turístico, proporcionando geração de emprego, qualificação profissional dos munícipes e ampliação da renda. Outra conquista que vai impactar as famílias de pescadores e marisqueiros é a estruturação da Associação. O prefeito garantiu a cessão de um terreno e a secretaria de Agricultura do governo estadual vai viabilizar a estrutura do galpão.
Esta iniciativa vai dar mais conforto, qualidade e agilidade na extração do marisco e aquecer as vendas. Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade, as cascas dos mariscos, que antes eram descartadas, serão reaproveitadas pela Associação.
Como sabemos, a pesca artesanal é uma atividade de origem familiar, em que o pescador sai de madrugada em seu barquinho para o mar e retorna à costa no fim da tarde. Eles pesam seus peixes na balança e vendem à beira do mar. Muitos pescadores precisam entrar na água, subir em um bote, para só então chegar ao seu barquinho. Com a construção do píer, isso não vai mais acontecer. Ele vai direto do píer para a embarcação.
Edição: Don Oleari
https://donoleari.com.br/comenda-jairo-maia/
Vereador Lei