Vitória vai sediar campeonato inédito de futmesa | 6/10

futmesa

futmesa – campeonato inédito

 matheus.png matheus.png

matheus thebaldi

 

SPORTOTAL – Matheus Thebaldi, desportista, jornalista

 

Vem aí uma disputa inédita de uma modalidade esportiva que vem ganhando novos adeptos a cada ano.

O 1º Campeonato Capixaba Penalty de Futmesa será realizado no dia 16 de outubro  no Shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória/ES.

O campeonato de Futmesa será dividido por duas categorias: Individual (Adulto Feminino, Adulto Masculino, Sub 19 e Sub 15) e Dupla (Adulto Masculino, Adulto Misto, Sub 19 e Sub 15).

As inscrições serão realizadas pela internet, por meio do site www.bexveventos.com. Todos os jogos eliminatórios serão disputados em 1 set de 15 pontos e as finais serão disputados em 3 sets de 15 pontos.

Os jogadores devem mudar de lado, quando na partida em set único a primeira equipe atingir o 8° ponto e nas partidas com três sets após o final de cada set.

O set decisivo será de 12 pontos e deverá ser vencido com pelo menos uma margem de dois pontos. Nas partidas com set único é disputada até que um lado atinja 15 pontos com diferença de 2 pontos para o adversário, caso isso não aconteça a partida continua até que uma equipe alcance a diferença de 2 pontos.

SAQUE
O saque deve ser realizado com um toque, acima do nível da superfície de jogo com qualquer parte do corpo, exceto as mãos e os braços.

O saque pode ser executado de duas formas: no chão, quando o servidor está com alguma parte do corpo tocando o solo ou aéreo, que uma vez lançada a bola ao ar, há o contato com a bola sem nenhuma parte do corpo tocar o solo.

Na execução do serviço com salto não pode haver contato de nenhuma parte do corpo com a mesa, caso aconteça será ponto para a equipe adversária.

A bola deve ter o primeiro toque na mesa, no lado oponente da mesa.

Após uma falha na tentativa de serviço, o servidor pode tentar um segundo serviço.
Duas tentativas de serviço com falha consecutivas constituem uma falha dupla e ponto
para o adversário.

DO RETORNO
Após o saque, a bola deve ser devolvida tocando-a no mínimo dois e máximo três vezes pelo jogador, após o primeiro retorno os demais podem ser feitos com no mínimo 1 e no máximo 3 toques. O retorno da bola é considerado válido apenas se quicar pelo menos uma vez na superfície de jogo do oponente sem tocar em nada, exceto na rede.

Em duplas, o retorno da bola é considerado válido somente se os dois jogadores tocaram a bola corretamente pelo menos uma vez e os jogadores devem tocar na bola alternadamente.

Cruzando a linha imaginária da rede:
a. No momento de tocar na bola para devolvê-la (ataque sem salto), o ponto do toque e todas as partes do corpo (exceto as mãos e os braços) do jogador que faz o retorno devem estar atrás da linha central. Em caso de pisar ou ultrapassar a linha central da defesa para o ataque será concedido ponto a favor do adversário.

b. Em duplas, cada um dos jogadores pode cruzar a linha virtual estendida da rede; no entanto, nesse caso, eles só podem passar a bola de volta para o parceiro (ou para si mesmos no caso do jogo solo).

c. Uma vez que qualquer parte bola já tenha ultrapassado a linha central o atacante só poderá concluir o toque (dentro da quantidade permitida) para atacar saltando, do contrário se o fizer em contato com o solo será invasão.

BOLA FORA:
1. É quando a bola acerta unicamente a quina da lateral do mesmo lado em que está sendo realizado o ataque independente do seu trajeto, chamado de golpe lateral ou quina lateral será bola fora. Leva-se em consideração o local de onde é realizado o ataque e não a posição da bola.

DUPLO QUIQUE
1. O duplo quique só é permitido quando o ataque for realizado com a bola ainda no campo de defesa. Com o Ataque com salto o ataque precisa golpear a bola para que ela não quique mais que uma vez na mesa.

2. É considerado válido sempre que o ataque for feito (com a bola ainda no campo de defesa) e a bola quicar duas vezes na mesa adversária, em seguida cair fora da mesa ou ser tocada pelo jogador da defesa.

3. As bolas que excederem o número de dois quiques na mesa (3, 4, 5, 6, 7… quiques), são consideradas inválidas e o ponto é direcionado à dupla de defesa.

PONTUAÇÃO
1. Um jogador ou equipe ganha um ponto se:
a. O oponente toca a bola incorretamente;
b. O serviço do oponente é perdido duas vezes seguidas, ou seja, cometer uma falta
dupla;
c. O atleta, ou qualquer item nele, toca a mesa ou a rede.
d. O oponente toca a bola mais de três vezes;
e. O oponente toca a bola com a mão ou o braço.

Matheus Thebaldi

Jornalista (27) 99969-1596

https://donoleari.com.br/debora-oliveira/

 

futmesa

futmesa

futmesa

futmesa

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham