Orquestra Ouro Preto faz concerto virtual em homenagem a Duke Ellington – 19

ouro preto

Repertório inclui clássicos como “Take the ‘A’ train”, “In a sentimental mood” e “Sophisticated Lady”

Amantes de jazz, tem uma live concerto da Orquestra Ouro Preto feita para vocês! É a primeira vez que a OOP mergulha no universo fascinante do blues e do jazz, com uma grande homenagem ao pianista e multiartista Duke Ellington (1899-1974). Tudo com regência do maestro Rodrigo Toffolo.

Crédito: Íris Zanetti | Inpress OficinaOrquestra Ouro Preto faz live concerto em homenagem a Duke Ellington

No repertório, espere por clássicos como “Take the ‘A’ train”, “In a sentimental mood” e “Sophisticated Lady”, além de canções do mestre que também foram eternizadas por Billie Holliday e Ella Fitzgerald. E você assiste a essa maravilha no sábado, dia 19 de junho, às 20h30m, no YouTube da Orquestra Ouro Preto.

Ouro Preto

A apresentação conta com arranjos de Maurício de Souza e um convidado bem especial: o pianista brasileiro Cristian Budu, que já tocou com a OOP em outras ocasiões. Inclusive, ele gravou, recentemente, o 12º disco do conjunto.

Além de ser um excelente pianista, Duke atuou como maestro da Duke Ellington Orchestra, entre 1920 e 1960. Suas canções mesclavam jazz, blues e swing. Assim, o grupo tocava o chamado estilo jungle, com arranjos minimalistas e a presença bastante marcante do trompete.

Ellington gravou mais de 200 discos ao longo da carreira. Dessa forma, se transformou no maior jazzista que já existiu, influenciando diversos músicos até os dias de hoje.

Um pouquinho de história sobre a Orquestra Ouro Preto…

Considerada um dos grupos de música clássica mais importantes do país, a Orquestra Ouro Preto foi criada em 2000 pelos músicos Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, sob o nome de Orquestra Experimental da UFOP.

Ronaldo Toffolo
Maestro Ronaldo Toffolo e Aleceu Valença

Ao longo de suas duas décadas de existência, gravou 11 discos e sete DVDs e foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2014, na categoria de “Melhor Álbum de MPB” pelo trabalho em parceria com Alceu Valença.

A orquestra já fez parcerias com vários músicos importantes e apresentou turnês e concertos em países como Argentina, Portugal, Inglaterra e Espanha.

O grupo mantém, desde 2019, a Academia Orquestra Ouro Preto, um projeto socioeducativo cuja proposta é aperfeiçoar e lapidar o talento de jovens instrumentistas.

http://Orquestra Ouro Preto faz concerto virtual em homenagem a Duke Ellington

https://donoleari.com.br/fotos-sagrilo-crea-es/

https://catracalivre.com.br/agenda/live-orquestra-ouro-preto/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham